terça-feira, dezembro 02, 2008

Salada de Inverno

É verdade que já o prato ia a meio quando me levantei para lhe tirar uma fotografia. Mas ainda tentei. Como - pelos vistos - o cartão de memória da máquina deve andar em parte incerta, descobri na hora que ter ou não ter máquina... por isso, hoje, não há foto.
Mas há receita. É uma bela salada que sabe a Inverno. Para comer morna e acompanhar com bom vinho tinto.
Num tabuleiro levam-se ao forno batatinhas novas (pouco maiores que berlindes), cebolas roxas cortadas em quartos e uns poucos dentes de alho esmurrados com casca; tudo com flor-de-sal e azeite. Forno quente, e tostam-se as batatas!
Reduz-se vinagre balsâmico ao lume (o fogo no mínimo, até o líquido diminuir para metade e se criar aquele caramelo delicioso); não sejam parcos na quantidade, vale a pena; quem tiver bolsa a condizer e comprar balsâmico verdadeiramente xaroposo, não precisa de fazer este processo, presumo.
Junta-se o "xarope" balsâmico às batatas já louras e à cebola. Mistura-se bem.
Faz-se uma cama na saladeira com rúcula e pinhões tostados, e despejam-se as batatas, a cebola e respectivo azeite e vinagre quando estiverem mornos. Polvilha-se com pimenta acabada de moer e junta-se presunto desfiado a gosto.
A quem tiver dúvidas acerca da utilização do vinagre, eu digo: vale a pena... o balsâmico depois de reduzido fica um caramelo "doce" e ácido - eu acho maravilhoso. Vi um dias destes o Jamie Oliver fazer uma coisa semelhante, mas ele assava as batatas com a garrafa toda (ou quase) de vinagre e fazia o caramelo durante a assadura.
Vou fazer isto de novo um dia destes, pelo que a foto há-de cá aparecer.

5 comentários:

caosnacozinha disse...

Fiz essas batatas do Oliver este fim-de-semana para um jantar cá em casa e ficaram verdadeiramente deliciosas. Já imagino a salada, meio como as batatas meio mais elaborada nos sabores e apetece-me lamber dos dedos o sabor imaginado. Deve ser fantástica!

Beijoca *
Mariana

Lete´s do it! disse...

Eu até tenho cravinho da india cá em casa, mas... porque é que não consigo fazer essas saladas? Hummm fiquei tipo cão de PAVLOV...

catarina disse...

ainda bem que voltaste para nos deixar água na boca!
Mesmo sem fotografia...

Tati disse...

Parabéns!!
Seu Blog é show na cozinha...rsrsrs..
DEUS te abençoe sempre!!
Bjs!

Anónimo disse...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼差 酒店工作
酒店經紀 禮服店
酒店兼差 酒店上班 酒店PT 酒店