sexta-feira, Novembro 07, 2008

Mais coisas boas no Outono

Já o Remi – o famoso rato cozinheiro que ensinou a meio (pequeno) mundo as vantagens do rosmaninho na cozinha - tinha umas explosões sensitivas ao misturar certos sabores. No Outono há combinações que fazem as minhas delícias, ou porque são mesmo divinas, ou porque me trazem boas recordações: nozes com figos secos; requeijão com doce de abóbora e noz; bolo de mel e canela; maçãs com passas de uva;
Este bolo é uma adaptação de uma receita tradicional da Beira Baixa. O original não levava maçã, nem noz nem tão-pouco passas de uva. Banda sonora recomendada (também não incluída na versão original): Raphael Saadiq!
Leva 9 ovos, 175 gramas de açúcar (a receita original é mais gulosa), 2 dl de mel, 2 dl de azeite, 1 colher de sobremesa de canela em pó, raspa de um limão, 250 gramas de farinha; duas maçãs (independentemente da variedade, é bom que não sejam muito doces) e um bom punhado de nozes e passas de uva.
  • Batem-se, num recipiente, o mel, as gemas, a raspa, o azeite e a canela. Noutro recipiente, batem-se as claras em castelo, às quais se junta, aos poucos, o açúcar. Mistura-se tudo cui-da-do-sa-men-te e acrsecenta-se a farinha. Numa forma forrada com papel vegetal, cobre-se o fundo com a maçã laminada, despeja-se parte da massa, polvilha-se com alguns frutos secos, junta-se mais massa, mais frutos secos e termina-se com massa. Não esquecer de envolver os frutos secos com farinha. Coze, com vigilância apertada, no forno, a 170 graus.
PS: Estes aqui debaixo, não fui eu que fiz!

6 comentários:

Flor de Sal disse...

Mas que bolo tãooooo interessante. AMEI!

risonha disse...

deve ser uma autêntica tentação!

Marie- disse...

Bem...
Cheguei aqui não por qualquer pesquisa do google sobre cravo da índia (lol) mas indicado por uma boa amiga.
Estou fascinada com tudo: o cuidado com a fotografia, a maneira como escreve, e principalmente, o requinte dos pratos e o gourmet que são, dá vontade de ir a correr para a cozinha fazer tudo.
Certamente voltarei.
Parabéns!

O Cravo da Índia disse...

É verdade, flor de sal e risonha, o bolo vale bem a pena. Recomendo!

Obrigado Marie, muito obrigado. E vá aparecendo!

Suzana disse...

O bolinho têm de facto um forte aroma a Outono, ou pelo menos, à ideia que eu tenho dele. E devia ir lindamente com o meu cafézinho da tarde...

Gosto em lê-lo. :)

Anónimo disse...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼差 酒店工作
酒店經紀 禮服店
酒店兼差 酒店上班 酒店PT 酒店