segunda-feira, novembro 17, 2008

A lógica da batata?

Há anos que falo mal da batata - que, coitada, nem tem culpa de nada. Peixe com batata frita assada cozida em puré nova a murro com pele e sei lá que mais. Carne idem aspas. Batata com... arroz, esse casamento maravilhoso que me foi apresentado num bitoque e que nunca mais largou os jantares de curso. Desculpem lá, mas batata frita com arroz branco é um fenómeno que vai além da minha compreensão!!!

A batata foi o acompanhamento mais versátil e prático na minha alimentação ao longo de anos. Até eu começar a cozinhar. Eu gosto de, e como batatas. Mas estou longe de pensar que ela é a melhor opção para qualquer prato, e mais longe ainda de achar que é um alimento de que se pode abusar, que parece que é o que muita gente pensa.

Isto porque vi uma nova tabela com o valor nutricional dos alimentos. A cada um corresponde um número (100 é o máximo) que, quanto mais alto for, melhor é o alimento em causa. Quantos 100's já comeste hoje? - aparece lá escrito algures. E a batata lá está, com 93. É quase tanto quanto os espinafres, reparei eu. Bem, acho que isso quer dizer: comei batatas! Pus-me a pensar num tipo que eu conheço que não liga a rodas dos alimentos porque acha que é tudo uma questão de modas. Há vinte anos - dizia-me ele, a sardinha e o azeite faziam mal, hoje são óptimos.

9 comentários:

Moira disse...

Batatas à parte, que eu apesar de gostar como poucas e nunca misturadas com arroz, adoro a foto.
Bjs Moira

Elvira disse...

Acho que o seu amigo tem razão... Afinal, penso que a chave de uma alimentação saudável e equilibrada é a diversidade.

E já agora: gosto muito de batatas! ;-)

Abraço.

Talula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arwen Heathcliff disse...

Eu adoro batatas: cozidas, assadas, a murro, em puré, com pele ou até mesmo fritas. Mas nunca com arroz. Não percebo. Porque simplesmente não combina.

Odete disse...

Goso muito de batatas mas meu marido ama. Entao elas estao sempre as voltas.

Bjs

Eduardo Luz disse...

Sou batatólogo confesso! Taí um motivo pra fazer uma noite somente com receitas desta maravilha !

Pintarolas disse...

É verdade eu tb adoro batata, mas há misturas que realmente ñ se compreendem e só são prova da falta de conhecimentos de mtos dos que trabalham na área da restauração principalmente. Aqui há uns tempos atrás fui jantar a um restaurante mt conhecido por sinal. Pedi javali com castanhas. Adivinhem lá qual era o acompanhamento...? Castanhas, batata e arroz,3 farináceos, ñ queria acreditar! Ainda tentei chamar o dono do restaurante á razão mas ñ tive mt sucesso, respondeu-me que é dessa maneira k os clientes gostam, ainda perguntei pk ñ substituía o arroz por um legume.... sem sucesso!
Enfim......

Kiss

Mad disse...

Batatas nem tanto, mas as tuas fotografias são de se comer! Essa tua relação tórrida dá frutos. Parabéns!

Anónimo disse...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼差 酒店工作
酒店經紀 禮服店
酒店兼差 酒店上班 酒店PT 酒店