segunda-feira, junho 11, 2007

Pãozão

Acho fantástico quando uma receita cativa uma série de pessoas e vai sendo feita por aí fora em cadeia. Foi o caso desta receita que, na verdade, até vi pela primeira vez aqui. Olhei para ela num sábado à noite já bem tarde, mal jantado, e com o fim do trabalho ainda como uma miragem. Garanti a mim próprio que no dia seguinte havia de ir ao supermercado abastecer-me para a conseguir fazer. E, ao contrário do que tantas vezes acontece, fui. Dividi a massa em duas partes, porque desde que olhei para a receita me apeteceu fazer uma versão vegetariana. E as quantidades dão perfeitamente para isso. Preenchi a primeira como na receita original. E a segunda, recheei-a com alcachofra (de conserva), cebola, tomate, mozzarella, passas de uva, azeitonas verdes um pouco de sal, azeite e orégãos secos. Resultado: ficaram as duas maravilhosas. A massa é muito leve, bem melhor que a de uma outra receita que eu usava antes. E trabalha-se lindamente. Ah! Como usei a máquina de pão, foi tudo muito prático. Entrou para a minha short list de salgados!

9 comentários:

Agdah disse...

parece mito levinho. Eu também adoro quando uma receita viaja por aí tudo, assim.

Cláudia A. disse...

Ai Cravo, esses pães me fizeram suspirar. Devem ser deliciosos e as fotos estão lindas.

colher-de-pau disse...

Também tenho esta receita na minha lista "a fazer"... o tempo é que não tem sido muito!
A versão vegetariana parece-me optima!!!
Descobri também que partilhamos a mesma terra!

witchie disse...

É tão bom, não é? Mas a tua versão vegetariana deixou-me com vontade de repetir... E com a desculpa de que é mais saudável estou cada vez mais tentada! ;)
A massa é tão boa de trabalhar (sobretudo para quem tem máquina de pão) que não dá trabalho nenhum. Ando a maquinar um recheado de legumes assados (pimentos, beringelas, courgettes) e outro com um recheio de atum, tomate e vinho branco. Só estou à espera da luta com a consciência acabar ;)

O Cravo da Índia disse...

A massa é, de facto, muito boa:)
Bem, e as possibilidades de recheio são imensas. Vale a pena

Witchie, eu ainda não me tinha lembrado dos legumes assados! É bem visto:)

Anónimo disse...

gosto sempre das suas derivações...fico sempre com a sensação que ficam melhores que as originais.
gosto tanto que me atrevi a comentar ( sou estreante nos comentarios...) Adorei a sua receita de morcela cxom maça.
obrigada!!

O Cravo da Índia disse...

Nem sempre as variações resultam. Mas eu conto sempre, se o resultado vale ou não a pena. Se bem que, às vezes, é a piada do improviso que mais conta, não é?
Apareça sempre, e comente sempre:)

Sylvia disse...

Esse pao esta com uma aparencia otima.Com certeza tentarei fazer

Joaninha disse...

Esse pãozão é mesmo uma delícia, confirmação de quem comeu pelo menos metade desta delícia! :-) Também ando mortinha por experimentar com novos recheios.