quinta-feira, Maio 10, 2007

Delícias de frutos secos

Bem, lá entrou a ameixa seca outra vez na minha cozinha e lá me lembrei eu outra vez do Alexandre O’Neill e do que a ameixa podia fazer pelos males do ocidente. Desta vez usei ameixas secas para fazer umas bolinhas de fruta.
  • 250 gramas de ameixas secas sem caroço; 250 gramas de tâmaras secas sem caroço; 250 gramas de alperces secos; raspa de um limão; mel a gosto (mais ou menos duas colheres de sopa) e noz ralada.

Misturam-se as frutas picadas muito finamente e amassam-se com o mel e a casca de limão. Formam-se bolas que se rolam pelas nozes. Simples? E bom. Estas quantidades dão (segundo o livro) para cem bolinhas. É só fazer as contas, como dizia o outro. Eu fiz bem menos. Esta receita veio de um livro chamado “Enciclopédia de pastelaria e doçaria”, ed. Livros e Livros.
PS. Dizia então o O’Neill, na sua Balada da Ameixa Seca, que a ameixa ainda era capaz de resolver qualquer coisa… a alguém...
“Vai à mercearia e compra ameixa seca.
P’ra o intestino a ameixa é levada da breca!
O mal do Ocidente – quem há que não o sinta? –
é não ter a tripa sempre limpa.”

3 comentários:

Cláudia A. disse...

Achei o máximo, muito criativa esta receita.

Karen disse...

Vou fazer assim que tiver todos os ingredientes!

O Cravo da Índia disse...

Para quem - como eu - gosta de frutos secos, vale a pena, até porque é muito simples.